Header & Main menuPágina principal English version Contatos Publicações e Mídia geral Mais informações sobre minhas pesquisas Sobre André Guaraldo


A residente Guaracava-de-topete-uniforme
(Elaenia cristata) e a migratória Chibum (E. chiriquensis)

     Desde 2010 tenho focado meus interesses em ecologia da migração de aves. Por esse motivo, minha tese de doutorado objetiva, em síntese, revelar como o comportamento migratório afeta o fitness dos migrantes em nível de indivíduo.




     Para fazer isso, selecionamos uma espécie residente e outra migratória pertencentes ao mesmo gênero. Essa escolha foi feita por dois motivos:

1) Para responder de modo comparativo a diversas sobre a ecologia da migração, grande parte delas associadas aos efeitos em cascata que atuam no processo de migração. Em outras palavras: Quais são os efeitos dos eventos vivenciados pelos indivíduos em seu sítio de invernada e ao longo da migração sobre seu fitness.

2) O cenário existente em nossa área de estudo nos permite avaliar como estas espécies interagem em seu sítio de reprodução. Isto é: elas competem por alimento? Por local para nidificação? Elas competem indiretamente (competição aparente) para evitar predadores de ninhos?



Visão geral da nossa área de estudo no Cerrado
brasileiro em Brasília (DF) durante a estação seca

Indivíduo de Chibum (E. chiriquensis) equipado com
geolocalizador: primeiros resultados esperados para 2013


     A maior parte de nossos dados estão sendo obtidos por observações comportamentais (territorialidade, forrageamento, monitoração de ninhos).
     No entanto, também estamos utilizando análises de isótopos estáveis e geolocalizadores para alcançar nossos objetivos. Para tanto, estabelecemos colaborações com o Dr. Jeffrey F. Kelly e Dr. Eli Bridge, os quais possuem experiência não apenas com migração de aves, mas com os métodos mencionados.



Descubra mais sobre esta rede e como você pode
contribuir com as pesquisas sobre migração de aves

     Esta é uma abordagem inédita para se estudar a ecologia e a ecologia da migração de aves no Brasil. Juntamente com estudos similares sendo desenvolvidos por outros membros da rede Aves Internacionales (especialmente com o gênero Tyrannus), esperamos alcançar e publicar bons resultados a partir de 2013.
     Se você desejar obter maiores informações sobre este e outros projetos que desenvolvemos, entre em contato.


Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - Curitiba-PR, Brazil