Header & Main menu

Contatos English version Contatos Publicações e mídia Sobre minhas pesquisas Página principal Entrando no mundo da OrnitologiaMeus interesses atuais na Ornitologia Detalhes da minha formação profissional

  Paixão pela Ornitologia    
 
     Descobri minha paixão pela Ornitologia enquanto ainda estudava cupins. Em setembro de 2004 conheci Carlos O. A. Gussoni, outro aluno de graduação de Ciências Biológicas. À época, ele era monitor de aulas de identificação de aves de um curso de ecologia de campo. Ao término da primeira aula, nós conversamos a respeito de um trabalho que eu deveria apresentar em uma disciplina de Comportamento Animal. Ele imediatamente me sugeriu estudar o comportamento reprodutivo de um casal de Maria-faceira (Syrigma sibilatrix), cujo ninho tinhamos acabado de encontrar (PDF do artigo).

     Deste dia em diante, nos tornamos grandes amigos e realizamos diversas pesquisas de modo independente, enfocando especialmente comportamento, reprodução e migração de aves. A maior parte de nossos dados foram apresentados em edições do Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO). Inclusive, um de nossos trabalhos foi reconhecido como a melhor apresentação do XVI CBO (2008) e vários outros encontram-se publicados em periódicos nacionais e internacionais (veja a seção Publicações).


 
       
 

 


Capa do livro, aprovação por nosso colega Patrick Inácio Pina
e exemplos do conteúdo

     Em dezembro de 2008, C.O.A. Gussoni e eu publicamos nosso primeiro livro, resultado de quase quatro anos de levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo: o guia "Aves do câmpus da UNESP em Rio Claro". Com este trabalho estimulamos outros estudantes e professores a desenvolver mais pesquisas em Ornitologia em nossa universidade, além de estimular as atividades de observação de aves que apenas recentemente têm se tornado mais frequente entre os brasileiros.

     O evento de lançamento do livro contou com a presença de mais de 250 pessoas, incluindo Fabio E. Matheus (representante de nosso patrocinador, o Instituto Arruda Botelho - IAB). Dentre os participantes, estavam muitos universitários, professores, funcionários da universidade e moradores do município. Mesmo antes do lançamento, mas principalmente após o evento, o livro foi tema de notícias em jornais, revistas e reportagens (seção Publicações).

     A qualidade do livro garantiu sua popularidade, de modo que os 1.000 exemplares impressos se esgotaram em menos de 12 meses, tendo sido adquiridos não apenas por moradores locais, mas também por moradores de outras 200 cidades, em 15 estados brasileiros e até mesmo no exterior.


 
 

Evento de lançamento do livro: cerca de 250 alunos, professores,
funcionários da universidade e cidadãos estavam presentes
 
 
ade de Brasília (UnB) - Departamento de Zoologia. - Laboratório de Ecologia e Conservação de Aves - Brasília - DF, 70910-900, Brasil