Header & Main menu

 


     Como biólogo e ornitólogo, tenho amplo interesse em estudos de ecologia de aves. Especificamente, me identifico com estudos da ecologia migratória de aves continentais, incluindo sua ecologia reprodutiva e comportamental.

     Entretanto, veja na seção Publicações outros temas pelos quais tenho me interessado ao longo da minha carreira.



 
     
   
 
 

     Em meu projeto de Mestrado, eu investiguei o sistema de dispersão de sementes de epífitas do gênero Rhipsalis (Cactaceae) e, juntamente Bruna Boeni e meu orientador Marco Aurélio Pizo, confirmamos a existência de uma interação especializada na dispersão das sementes destas plantas pelas aves conhecidas como gaturamos (Euphonia spp.).

     Entre 2009 e 2010 estive vinculado ao Laboratório de Fenologia (UNESP-Rio Claro). Neste período, coletei dados da literatura e em campo que permitiram estruturar uma base de dados de interações entre diversas espécies de aves e plantas do Cerrado.



Frutos de Rhipsalis e um dos principais dispersores
de suas sementes: o fim-fim (Euphonia chlorotica)
 
     
 
 
 

Chibum
Elaenia chiriquensis
Status: MIGRATÓRIA
Guaracava-de-topete-uniforme
Elaenia cristata
Status: RESIDENTE


     Recentemente concluí meu Doutorado sobre a ecologia comparada de um papa-moscas (Tyrannidae) residente e outro migratório no Centro-Oeste brasileiro. Neste projeto, fui orientado pelo Prof. Dr. Miguel Â. Marini da Universidade de Brasília (UnB), em colaboração com o Dr. Jeffrey F. Kelly da Oklahoma University. Além disso, em parcerias estabelecidas com o Dr. Eli Bridge e o Dr. João Pinho (UFMT), estamos utilizando geolocalizadores para compreender detalhes da migração de duas espécies de papa-moscas: Elaenia chiriquensis e Myiarchus swainsoni. Os resultados serão divulgados em breve!

 
 

Chibum (Elaenia chiriquensis) equipada
com um dispositivo geolocalizador


 
 
 
 

Indivíduo de Irrá (Myiarchus swainsoni), uma das
espécies-modelo de nosso estudo em andamento.

     Fui pós-doutorando no laboratório da Dra. Regina Macedo, onde iniciamos o desenvolvimento de um projeto sobre a influência da qualidade das penas no sucesso reprodutivo dos migrantes. Atualmente sou pós-doutorando na Universidade Federal do Paraná, onde desenvolvo um estudo sobre migração altitudinal de aves na Floresta Atlântica.

 
       
 

     Visite as outras seções do site para conhecer mais sobre meu trabalho. Se desejar, entre em contato comigo a qualquer momento.


Vista de uma área de Cerrado sensu stricto
 
     
 
Locations of visitors to this page
 
 

 

Contatos English version Contatos Publicações e Mídia geral Mais informações sobre minhas pesquisas Sobre André Guaraldo